Boletim de Vigilância em Saúde

APRESENTAÇÃO

Ao apresentar o Boletim de Vigilância em Saúde, os leitores devem considerar as características que estarão presentes nos diversos contextos em que estão inseridas a Vigilância Epidemiológica, a Vigilância Ambiental, a Saúde do Trabalhador e a Vigilância Sanitária. Ressaltamos com isso que as vinte e oito (28) Regionais de Saúde junto aos oitocentos e cinquenta e três (853) municípios compõem o universo sobre os quais estarão dedicados os artigos publicados em cada edição.

O Boletim de Vigilância em Saúde cumpre um importante objetivo da Vigilância em Saúde que é oferecer continuamente aos gestores, profissionais e a população, dados e informações sobre as atividades e os resultados referentes às diversas ações de Vigilância Epidemiológica, Ambiental e Saúde do Trabalhador e da Vigilância Sanitária.

Por ser um veículo de comunicação, tem a função de disseminar amplamente dados e informações relacionadas às políticas de saúde do estado. Por conseguinte, os artigos produzidos e publicados pelos profissionais de saúde e pelas referências técnicas das áreas que compõem a Vigilância em Saúde, utilizam os métodos e técnicas aplicados nas análises de situação de saúde e descrição de perfil epidemiológico e sanitário, respeitando as especificidades de cada tema.

É importante ressaltar o convite permanente para que todos os profissionais de saúde que atuam direta ou indiretamente com a Vigilância em Saúde nos auxiliem a transpor os desafios postos nos processos de trabalho, com suas críticas, sugestões e artigos visando o aperfeiçoamento desse trabalho que traz consigo grande responsabilidade técnica, científica e social.

Rodrigo Fabiano do Carmo Said
Subsecretário de Vigilância e Proteção à Saúde
Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais

O Comitê Editorial do Boletim de Vigilância em Saúde é representativo de cada uma das Diretorias da Superintendência de Vigilância Sanitária e da Superintendência de Vigilância Epidemiológica, Ambiental e Saúde do Trabalhador que compõe a Subsecretaria de Vigilância e Proteção à Saúde e, portanto, está comprometido em dialogar com todos os leitores.

boletim.vigilancia@saude.mg.gov.br