Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde do Estado de Minas Gerais
CIEVS-Minas

O Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde do Estado de Minas Gerais – CIEVS-Minas é o órgão coordenador das situações de crise que ocorrem no Estado, sendo responsável pelo acompanhamento dos agravos que pelo seu elevado potencial de disseminação e/ou riscos à saúde pública necessitam de acompanhamento da SES/MG.

O CIEVS-Minas atua em tempo real, como rede integrada de Vigilância, Assistência e Laboratório para identificação, monitoramento e controle de eventos que ameacem a saúde da população no Estado.

Quando identificada uma ameaça à saúde pública ela é classificada em Evento de Importância Estadual (ESPIE), e/ou Nacional (ESPIN) e/ou Internacional (ESPII). Seguindo as normas do Regulamento Sanitário Internacional – RSI 2005, o evento deve ser notificado ao Ministério da Saúde que avalia seu grau de importância e se for de importância internacional, este órgão notificará a Organização Pan Americana de Saúde – OPAS, que por sua vez notificará a Organização Mundial de Saúde – OMS. Em suma, o CIEVS-Minas é uma estrutura componente de uma rede nacional e internacional de informação em saúde.

O Centro está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana e as notificações podem ser feitas através do E-notifica (notifica.se@saude.mg.gov.br) e a notificação pode ser feita por qualquer pessoa.

 

Plantão: (31) 99744-6983 

Contatos:

 

Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde do Estado de Minas Gerais
Rodovia Papa João Paulo II , nº4143 / CEP: 31630-900 – B.: Serra Verde – BH / MG
Edifício Minas, 12º andar – Sala de Reunião 6 e 7

Telefones: (31) 3916-0442/0777/0340

E-mail para notificação de surtos e emergências em saúde pública: notifica.se@saude.mg.gov.br

 

Alertas
Protocolos
Informe Técnico
Legislação, Notas Técnicas
Boletim
Clipping de rumores e eventos
Publicações