Infecções Sexualmente Transmissíveis

Vigilância Epidemiológica

O texto abaixo apresenta as ações e as análises sobre as Infecção Sexualmente Transmissíveis (IST), HIV/Aids e Hepatites Virais no estado de Minas Gerias, até a data de julho de 2021.

• Bancos de dados: monitorar, analisar, propor correções de inconsistências e capacitações para preenchimento das fichas de investigação.
    1. HIV/Aids
    2. Gestante HIV+
    3. Criança Exposta
    4. Criança HIV/Aids
    5. Hepatites Virais (A, B, C, D, E)
    6. Sífilis Adquirida
    7. Sífilis em Gestante
    8. Sífilis Congênita
  • Bancos de dados de Monitoramento da Coordenação de IST/Aids para alimentar e monitorar a assistência:
    1. SICLOM – solicitação e distribuição de medicamentos, preservativos e gel lubrificante
    2. SIMC- busca ativa de usuários HIV com abandono de medicação, carga viral detectável, gestante HIV com carga viral detectável e ILTB.
    3. SISLOGLAB- Sistema de Controle e Logística de distribuição de teste rápido
    4. GAL- exames de carga viral de Hepatites
    5. SISCEL- exames de carga viral de HIV e CD4
    6. SISGENO- Acompanhamento de genotipagem em HIV
    7. Sistema de Monitoramento das Hepatites
    8. LABGERENCIAL – cadastros do profissionais médicos e enfermeiros para o acesso ao Laudo de HIV.

Ações de Prevenção:

• Proposição de ações para o enfrentamento da epidemia da Sífilis no estado de Minas Gerais:
    1. Comitê de Investigação de Transmissão Vertical (CITV)
    2. Diagnóstico regional para proposições locais
    3. Conclusão das investigações epidemiológicas com gestão de casos
    4. Fluxo de solicitação de medicamentos para tratamento da sífilis
    5. Plano de enfrentamento à Sífilis no estado de Minas Gerais
  • Campanhas publicitárias de Hepatites Virais, HIV e Sífilis.
  • Aquisição e distribuição de preservativos masculino e gel lubrificante.
  • Distribuição de preservativos femininos
  • Acompanhar as ações de profilaxia pós exposição (PEP) em 134 serviços de urgência e emergência (biossegurança, exposição sexual consentida e violência sexual)
  • Monitoramento de indicadores (COAP e Promavs)
  • Aquisição de fórmula infantil para crianças expostas ao HIV e HTLV até 06 meses.
  • Hemovigilância e Retrovigilância (em conjunto com Vigilância Sanitária e Hemominas)
  • Implantação de monitoramento dos serviços que ofertam a PrEP e estudo do perfil populacional que utiliza a tecnologia;
  • Monitoramento e acompanhamento das maternidades do Estado em relação ao atendimento às gestantes HIV+ e crianças expostas ao HIV.
  • Construção da Deliberação CIB-SUS das instituições maternidades, juntamente com a Coordenação Saúde materno-infantil, para o atendimento às gestantes e crianças expostas ao HIV, Sífilis e hepatites virais.

Implantação dos Testes Rápidos de Sífilis, Hepatites B e C e HIV na Atenção Primária

• Processo de implantação do teste rápido na atenção primária em cerca de 5. 847 equipes de saúde da família com monitoramento dos fluxos assistenciais;
  • Distribuição de teste rápido (PEP, CTA e atenção primária);
  • Parceria de capacitação com a Escola de Saúde Pública (ESP);
  • Monitoramento de indicadores estaduais;
  • Controle de qualidade externa dos testes rápidos;
  • Fornecimento de teste rápido para 167 maternidades em MG.

Implantação do teste rápido de sífilis na Atenção Primária à Saúde Municipal, MG, 2020*

Descrição Nº de Municípios Nº de Unidades Básicas de Saúde
Teste Rápido (TR) Implantado                       229 2.086
Em Processo de Implantação 249 1.333
Não iniciou o Processo 305 2.428

Dados * Até 22/01/2021

Assistência

• Monitoramento e acompanhamento de 75 serviços secundários que atendem cerca de 55.219 usuários que vivem e convivem com HIV (dados até 31/12/2020-DCCI):
    1. Garantir equipe mínima conforme Portaria Conjunta nº01/2013.
    2. Acompanhar a qualidade da assistência para atingir a meta 90-90-90 com acompanhamento de usuários detectáveis, taxas de abandono e falhas terapêuticas.
    3. Câmara Técnica de medicações de uso restrito- autorização de todos os processos de alto custo.
    4. Acompanhar a logística de distribuição de antirretrovirais de HIV.
    5. Realizar farmacovigilância de novas tecnologias medicamentosas.
    6. Acompanhar os usuários de Hepatite C que evoluíram para a cura.
    7. Monitorar a rede de laboratórios de exames de carga viral, genotipagem e sorologia juntamente com a FUNED.
    8. Monitoramento das capacitações executadas pelos serviços e consultoria técnica.

Interfaces

• Tuberculose- programa de erradicação da tuberculose até 2030;
  • Privados de liberdade;
    • Construção de fluxos
    • Organização das capacitações
    • Implantação de teste rápido.
  • Comitê LGBT;
    • Membro do Comitê: proposições para construção da política de saúde, bem como trabalhar as IST nas populações prioritárias (homens que fazem sexo com homens – HSH)
    • Organização Civil e Redes de Usuários HIV+-
  • Interface com a Coordenação Saúde materno-infantil;
  • Interface com a Atenção Primária à Saúde.

Julho de 2021.

Boletim Epidemiológico - Ministério da Saúde

Boletim Epidemiológico Mineiro - BEM - Secretaria do Estado de Saúde de Minas Gerais

Deliberações CIB/SUS-MG