Vigilância do Câncer

A vigilância do câncer destina-se, como em qualquer sistema de vigilância, a produzir informações para tomada de decisões. São vários tipos de doenças que englobam a palavra câncer e que cada vez mais conquistam espaço como problema de saúde pública no mundo (INCA, 2015).  Os trabalhos estaduais têm foco na estruturação e no aprimoramento permanente dos sistemas especializados de informação sobre câncer. Além de impulsionarem a tomada de decisões estratégicas em todos os níveis da gestão, as informações aqui disponibilizadas são de grande valia para os profissionais da área da saúde e pesquisa, dentre outros.

Essa sessão apresenta as informações geradas por quatro sistemas de informação, em consonância com a linha de trabalho e objetivo de cada um deles:

  • Mortalidade (SIM/Datasus),
  • Incidência populacional e estimativas: Registros de Câncer de Base Populacional/RCBP (Sisbasepopweb/INCA/MS)
  • Perfil da assistência oncológica: Registros Hospitalares de Câncer – RHC (SisRHC/INCA/MS)
  • Sistema de Informações sobre Câncer (SISCAN)

Os registros de câncer, populacionais (RCBP) e os registros hospitalares (RHC), para informações epidemiológicas são desenvolvidos pelo Programa de Avaliação e Vigilância do Câncer de Minas Gerais – PAV/MG, que é uma coordenação da Diretoria de Análise de Situação de Saúde (DASS). Nesta mesma diretoria também estão as áreas técnicas do SISCAN e do SIM. O conjunto das informações geradas permite formar o cenário do câncer em Minas Gerais.

Outras informações também poderão ser aqui encontradas: Análise da evolução das estimativas de incidência (sisbasepop/INCA) e mortalidade por neoplasia (SIM/Datasus) no período 2000-2004; Materiais (RCBP, RHC e SISCAN); Publicações (RCBP, RHC e SISCAN) e a Legislação de referência.

 

Marco Conceitual
Mortalidade
Incidência Populacional e estimativas- RCBP
Perfil da Assistência Oncológica - RHC
Sistema de Informações sobre Câncer (SISCAN)
Materiais
Publicações
Legislação
Ensino à Distância (EAD)