Vigilância Laboratorial

Laboratório Central de Saúde Pública de Minas Gerais 

Em 1974, devido a uma epidemia de meningite que assolou o país, o Ministério da Saúde instalou, em cada estado da Federação, um Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN) para coordenar os procedimentos de diagnóstico.

Em Minas Gerais, o LACEN está dentro da Fundação Ezequiel Dias, no Instituto Octávio Magalhães, abrangendo várias redes diagnósticas das doenças e agravos de notificação compulsória e programas de monitoramento da qualidade de produtos sujeitos ao controle sanitário.

 Altamente relevante no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS), tem papel vital na promoção e proteção da Saúde Pública em Minas Gerais e no país. O LACEN-MG é composto atualmente por 42 laboratórios de análises, sendo:

Coordenação Estadual de Laboratórios e Pesquisa em Vigilância 

Diante do cenário da emergência epidemiológica causada pelo SARS-CoV-2 no estado de Minas Gerais, a Subsecretaria de Vigilância em Saúde estruturou, em abril de 2020, a Coordenação Estadual de Laboratórios e Pesquisa (CELP), com o objetivo de coordenar, normalizar e supervisionar os laboratórios pertencentes à Rede, nas atividades de diagnóstico e vigilância em saúde.

Dentre as atividades desenvolvidas na Coordenação estão, assessorar tecnicamente os municípios, regionais de saúde e outras áreas técnicas da SES na elaboração de normas técnicas, manuais e portarias, além de coordenar as ações laboratoriais, visando a otimização dos recursos e a manutenção da logística em saúde.

A CELP foi estruturada com o intuito de supervisionar, estabelecer diretrizes e desenvolver ações estratégicas no âmbito da rede laboratorial pública do Estado. Ademais, a coordenação tem buscado parcerias dentro e fora das esferas governamentais, a fim de contribuir no desenvolvimento de projetos tecnológicos e de pesquisas científicas que possam subsidiar tomadas de decisão assertivas e políticas públicas baseadas em evidências.